Pages

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Livro: Uma Ética para o Novo Milênio (Dalai Lama)

      Nesses tempos de quarentena, a leitura tem me mantido são. Esse livro ajudou-me à refletir tanto. Tamanha sua profundidade que levei três semanas e meia para terminá-lo.

      Dalai Lama escreveu esse livro na virada do milênio (em 1999). Dentro do contexto histórico, as pessoas naquele ano estavam apreensivas e muitas até achavam que o mundo iria acabar no dia 31 de dezembro. Ainda bem que não acabou, porque eu havia chegado no mundo em fevereiro daquele ano e não teria oportunidade de ver absolutamente nada.


    Dalai Lama em diversas páginas nos coloca todos como seres que querem ser felizes e não sofrer, independente de toda e qualquer diferença, essa semelhança em nós perpetua-se em todo o canto do mundo. Ele sugere maneiras de como podemos contribuir para que isso se realize nesse novo milênio, e até mesmo dá sugestões para que os que não querem contribuir, para que não atrapalhem.

      É claro que eu não pude deixar de me chatear sobre o fato de como Dalai estava esperançoso sobre o futuro, sobre a maneira como o home relaciona-se com seus semelhantes, a fauna e a flora, e em pleno 2020 uma pandemia é causada pelo modo como homem possui uma relação doentia com o sistema capitalista e a materialidade.
      
      Mas algo naqueles 1999 continuou e desenvolveu e Dalai notou bem. Desde a década de 70 e principalmente, 80, a humanidade abriu espaço para diálogos de temas que até então eram incomuns ou economicamente irrelevantes, Paz, Amor, fraternidade, união, respeito, direitos humanos, qualidades espirituais básicas, são temas que tem tomado as redes sociais atuais. E nisso Dalai Lama está certo, todos se abriram para esses temas, queiram ou não, concordem ou não. Vou me apegar à essa esperança de que essa pandemia possa trazer de novo uma Nova Ética para o Novo Milênio. Fica aqui minha indicação e a oração que encontra-se na última página do livro.

Livro: Uma Ética para o Novo Milênio
Autor: Dalai Lama
Ano: 1999
Editora: Sextante

Nenhum comentário:

Postar um comentário