Pages

terça-feira, 14 de abril de 2020

Os meus dois corações

  (Leia esse texto acompanhado da música O Bem e o Mal de Danilo Caymmi)

      Ultimamente tenho visto que realmente possuo dois corações. Um que bate vertiginosamente para o real, o concreto, o que me puxa para o chão. O outro, é um devaneio brincante, conduzido completamente pelo meu signo de nascimento, peixes.

      É esse segundo coração que nada. Nada longe, me escapa, me perde, me enlouquece, me faz engolir o orgulho e me mostra que esse coração ainda tem muito o que ensinar à mim. Um coração professor. O coração de um professor, que é professor, é isso. Eu abaixo minha cabeça e meus olhos, abro apenas os meus ouvidos para o que ele tem à dizer, e ainda assim, às vezes acabo entendo errado a lição. Eu bem que tento perguntar ao professor quando tenho uma dúvida, mas ele tem a péssima metodologia de devolver a pergunta ao seu aluno.

      Eis me aqui, na sala de aula da vida, aprendendo as duras lições desse coração-professor. Mas e o primeiro coração? Aquele que é racional e inteiro pensar? Ah, esse prefere calar-se e decidiu que a sua maior lição será o silêncio. Ele me ensina o peso que a racionalidade possui, e garanto, é bem pesado. É pesado o suficiente para que meus pés não escapem do chão. Esse silêncio me é lembrete de que ele está lá, o coração-professor-racional, quando pergunto à eles e a pergunta me é devolvida, eis o silêncio, eis o peso da razão.

      Esses dois professores, ensinam-me o equilíbrio do sentir e do pensar. É claro, não é fácil. É sofrido sim, é dolorido e às vezes, nauseante, mas é parte do processo de aprendizagem, deve ser alguma pedagogia visceral. Eu caminho ouvindo as lições, perguntando, registrando, como todo aluno, esqueço mas relembro. Mas aprendo, ou não.

Referências: 
Imagem dos corações: http://cliquetando.xpg.com.br/2014/12/tatuagem-de-coracao-humano-realista-significado-e-desenhos.html
Música: O Bem e o Mal de Danilo Caymmi (Álbum Trilhas, 1992): https://www.youtube.com/watch?v=neOnBHKx5jg

Nenhum comentário:

Postar um comentário