Pages

segunda-feira, 17 de julho de 2023

[RESENHA] Juventude: Cenas da vida na província II - J. M. Coetzee


📚Juventude - Cenas da Vida na Província II
Autor: J. M. Coetzee 🇿🇦
Ano: 2013
Editora: Companhia de Bolso
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Este é o segundo livro da série autobiográfica do autor sulafricano John Maxwell Coetzee que conta neste volume sobre sua juventude nas colônias Africânderes até sua ida para Londres buscando o sonho de ser um poeta e sobrevivendo como matemático. Coetzee relata sobre como é ser um colono da África do Sul na Inglaterra e mesmo sendo branco, ainda relata criticamente o preconceito vivido na Europa.
Felicidade, diz a si mesmo, não ensina nada à pessoa. A depressão, por outro lado, nos fortalece para o futuro. A depressão é uma escola para alma. Das águas da depressão o sujeito emerge na outra margem purificado, mais forte, pronto para assumir de novo os desafios de uma vida de arte. (COETZEE, 2013, p. 66)
O livro é recheado de referências sobre a literatura inglesa e norte-americana, proporcionando uma rica experiência cultural e literária com profundidade e verdade sobre um jovem matemático que sonha em se tornar um grande escritor em Londres e encontrar seu grande amor.
A busca pelo amor e pela amada que trará inspiração para continuar a John a vitalidade necessária para continuar escrevendo e buscando o seu sonho de viver de poemas e literatura nos provoca a reflexão sobre os limites da solidão e horizontes possíveis nos momentos em que estamos solteiros ou atravessando momentos solitários na vida.

Acompanhar as denúncias de racismo ocorrido na Europa e nas tribos Africâneres na África do Sul trouxe-me uma nova reflexão sobre o quanto essa problemática é persistente e em muitos momentos no livro mostrava-se paradoxal e inconsistente até mesmo nos pensamentos da personagem principal.

Eu li este livro em apenas um dia e não parei de lê-lo nem mesmo para cozinhar. Vale a pena cada linha lida e apreciada junto com o autor.

Até a próxima, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário